11/08/2010

sorria




Num passado bem recente o nosso Prémio Nobel da Literatura José Saramago, ele mesmo apelou ao não voto como forma de abanar realmente todos os princípios instituídos. A letargia a que a maioria dos Povos se entregaram permite ao “Poder” usufruir de uma certa legalidade sem contestação.

Trinta e poucos anos não mudaram a mentalidade de um Povo que diariamente se queixa de um certo tipo de política até ver sem perceberem que é sua a culpa desse estado de coisas.
Nada muda se nada se quiser mudar. Alguém disse um dia que cada Povo tem o governo que merece, não posso estar mais de acordo! Como referi em trinta e poucos anos posto fim a um regime dito ditatorial, entregámos o nosso destino nas mãos de outra meia dúzia de indivíduos repartidos por duas ideologias a cada dia mais idênticas na forma como nos governam.
Muitas vezes confrontado com a questão de optar pelo não voto sou acusado de não ter o direito à indignação perante o debate dos problemas com que se debatem os ditos cidadãos votantes que se julgam por direito poder faze-lo pois que exercem aquilo que muitos entendem por um dever cívico.
Não é o voto que me torna um cidadão de 1ª nem um exemplo para o desenvolvimento de uma sociedade. Entendo ter todo o direito de contestar um regime falido não pactuando com a forma como esse mesmo regime assume poderes com os quais discordo.
Tenho a meu ver todo o direito à indignação não por não colocar de quando em vez uma cruz num papel mas porque toda a minha vida trabalhei e contribui de forma honesta e cívica em prol de um ideal, uma bandeira e uma possível imagem nostálgica de uma terra que amo.
Não me revejo pois em nenhum partido ou ideia pessoal de quem dirige os mesmos, assumo sim, que a minha forma de protesto passa por não colocar no Poder nenhum homem ou entidade partidária.
A minha noção do valor politico está bem expressa se não nestas palavras, nas palavras que poderão ouvir (por estranho que pareça) na voz de um politico. Aconselho vivamente a perderem uns minutos seguindo os linkes abaixo.



http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=6hfQJmZtPrM&NR=1


suspeitoZero